Comunidades de aprendizagem

Comunidades de aprendizagem são práxis comunitárias baseadas em um modelo educacional gerador de desenvolvimento sustentável. É a expansão da prática educacional do Projeto Âncora para além de seus muros, envolvendo ativamente a comunidade na consolidação de uma sociedade participativa. Os projetos a seguir são os primeiros passos para a formação de comunidades de aprendizagem.

Projeto Cidade Educadora
Projeto financiado pela Petrobras para tornar as crianças, os jovens e suas famílias protagonistas na construção de conhecimento e no compartilhamento dos saberes e fazeres, buscando soluções concretas para questões reais.
Transformação Vivencial
Educadores ligados às Secretarias de Educação, Escolas e Universidades que desejem experimentar uma práxis formativa transformadora, um aprender fazendo, uma aprendizagem em contextos de exercício da profissão fazem vivência durante uma semana in loco no Projeto Âncora e, depois disso, contam com acompanhamento à distância, durante um ano, pela equipe de educadores da entidade.
Escola de Mosaico
Ensino da técnica para revestimento de grandes áreas de piso e parede em formato de curso profissionalizante. Essa atividade já existe há 16 anos e inúmeros painéis foram executados em todo o País proporcionando renda para membros da comunidade local.
Bancos de Superadobe
Projeto de produção de bancos de superadobe com revestimento em mosaico, com a participação de jovens, suas famílias e membros da comunidade para a construção e distribuição pelos bairros da região. O projeto visa a partilhar a técnica de bioconstrução com as comunidades atendidas.
Restauração de Mobiliário
Projeto de recuperação de mobiliário quebrado e em desuso de 109 escolas municipais de Cotia, realizado pela parceira do Projeto Âncora com a Prefeitura da cidade e as empresas Will Arte e Taúna. Os móveis são reparados em nossa marcenaria, por meio de curso profissionalizante para jovens e adultos da comunidade, que restauram os móveis e os devolvem para uso dos colégios.
Associação de Pais e Amigos do Projeto Âncora
Práxis educacional da participação dos pais e/ou responsáveis pelos educandos, envolvendo a comunidade em uma rede social, na busca do desenvolvimento sustentável e consolidação de uma sociedade feita por todos e para todos.
Pontes Digitais
Projeto de implantação de TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação – nas comunidades de aprendizagem, para apoiar a relação entre a escola e a comunidade. É realizado em parceria com a Natura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cotia.
Encontros de Educação
Projeto que promove encontros com o tema da educação, com a presença do professor José Pacheco, educadores do Projeto Âncora e diferentes convidados a cada edição. A partir dos encontros, são produzidos vídeos e livros para serem utilizados na formação de educadores.

Comunidades de Aprendizagem

RESTAURAÇÃO
DE MOBILIÁRIO
+
PROJETO
ÂNCORA
+
ENCONTROS
DE EDUCAÇÃO
+
CIDADE
EDUCADORA
+
PONTES
DIGITAIS
+
ESCOLA
DE MOSAICO
+
BANCOS DE
SUPERADOBE
+
TRANSFORMAÇÃO
VIVENCIAL
+
ASSOCIAÇÃO
DE PAIS
E AMIGOS
+

Restauração de Mobiliário

Projeto de recuperação de mobiliário quebrado e em desuso de escolas municipais de Cotia, que são reparados na marcenaria do Projeto Âncora, por meio de curso profissionalizante para jovens e adultos da comunidade.

Projeto Âncora

Projeto de educação e assistência social no qual a criança é convidada a vivenciar os conhecimentos, as diversas formas de compreender e estar no mundo que a cerca.

Encontros de Educação

Projeto que promove encontros com o tema da educação, com a presença do professor José Pacheco, educadores do Projeto Âncora e diferentes convidados a cada edição.

Projeto Cidade Educadora

Projeto financiado pela Petrobras para tornar crianças, jovens e suas famílias protagonistas na construção de conhecimento e no compartilhamento dos saberes e fazeres, buscando soluções concretas para questões reais.

Pontes Digitais

Projeto realizado em parceira com o Instituto Natura, para implantação de TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação – nas comunidades de aprendizagem para apoiar a relação entre a escola e a comunidade.

Escola de Mosaico

Atividade aberta para membros da comunidade em que aprendem técnica de mosaico para construção de paineis, pisos e materiais artesanais.

Bancos de Superadobe

Projeto destinado para jovens e seus familiares aprenderem a técnica de construção de bancos em superadobe com revestimento em mosaico, para serem distribuídos na comunidade.

Transformação Vivencial

Uma semana de vivência in loco no Projeto Âncora e acompanhamento à distância por um ano para educadores ligados a instituições de ensino que desejem experimentar uma práxis formativa transformadora.

Associação de Pais e Amigos

Práxis educacional da participação dos pais e/ou responsáveis pelos educandos, envolvendo a comunidade em uma rede social, na busca do desenvolvimento sustentável de uma sociedade feita por todos e para todos.